Dando continuidade ao tema "desafios para estruturar a Central de Atendimentos a Clientes em Startups" trato neste artigo sobre os "key players" de uma organização que estão envolvidos nas implantações de novos produtos, seus papeis e responsabilidades, vamos lá:
Nos últimos anos trabalhei em um projeto de alta complexidade, nele estavam contidos centenas de projetos menores mas, também complexos. Meu desafio, logo minha responsabilidade, consistia em implantar a Central de Atendimento desta startup, e meu papel, consistia em prestar consultoria, assessoria e mentoria em implantação de central de atendimento.
Cada um dos demais "key players", dentre eles diretores, superintendentes, gerentes, consultores, desenvolvedores, especialistas, analistas, etc. representavam áreas desta organização e seus interesses, cada qual com seu papel e suas responsabilidades dentro da estrutura:
Observando o esquema acima e fazendo um exercício rápido, é possível identificar que o Atendimento foi projetado de forma fragmentada (por experiência não recomendo este modelo, mas, falaremos sobre isto em outra oportunidade....). Além disso nos perguntamos: afinal o Atendimento não é um Canal? Ou ainda, o Atendimento não pode ser prestado por diversos Canais, como ura, voz, chat, e-mail, etc.? Então porque separar Canais e Atendimento?
Bem, nesta estrutura as Áreas de Canais e Atendimento reportavam-se à Diretorias diferentes por particularidades do negócio em questão, mas, a vivência mostrou-me que este modelo trás grandes desafios para uma startup pois, os papéis e responsabilidades de ambas se confundem, contudo, mostrou-me também que é possível compartilhar atribuições e agregar valor, vejamos como isto é possível com uma Matriz de Responsabilidade do tipo RACI*.
Matriz Macro de um Projeto de Implantação de um novo Produto.
Bem é claro que para que este modelo funcione é preciso que as pessoas envolvidas estejam dispostas a fazer dar certo!
Nós estávamos! ;-)
Qual é a sua opinião?
Sucesso!
Aldrey
Bem, nesta estrutura as Áreas de Canais e Atendimento reportavam-se à Diretorias diferentes por particularidades do negócio em questão, mas, a vivência mostrou-me que este modelo trás grandes desafios para uma startup pois, os papéis e responsabilidades de ambas se confundem, contudo, mostrou-me também que é possível compartilhar atribuições e agregar valor, vejamos como isto é possível com uma Matriz de Responsabilidade do tipo RACI*.
Matriz Macro de um Projeto de Implantação de um novo Produto.
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Bem é claro que para que este modelo funcione é preciso que as pessoas envolvidas estejam dispostas a fazer dar certo!
Nós estávamos! ;-)
Qual é a sua opinião?
Sucesso!
Aldrey
*trata-se
de uma matriz de responsabilidades na qual são descritas as atividades de um
projeto e o responsável por cada atividade
"A
sigla RACI significa:
R: R
esponsável por executar uma atividade (o executor);
A: A
utoridade, quem deve responder pela atividade, o dono (apenas uma autoridade
pode ser atribuída por atividade);
C: C
onsultado, quem deve ser consultado e participar da decisão ou atividade no
momento que for executada;
I: I
nformado, quem deve receber a informação de que uma atividade foi
executada."
Disponível em:
https://www.portalgsti.com.br/2013/04/a-matriz-raci-e-a-solucao-de-seus-problemas.html
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