Mais Lidos

Liderança: Característica Genética ou Habilidade Desenvolvida

Oi Pessoal!


Como "LIDERANÇA" é um tema sempre atual e vai ao encontro de um dos trabalhos que estou divulgando sobre o Master Coach Wendell Fontana, especialista em Coaching de Liderança (http://app.vc/coach_wkf) resolvi trazer esta polêmica para tratarmos aqui: 

A capacidade ou o poder de "liderar" está relacionado à características genéticas ou é possível aprender a ser líder desde que sejam desenvolvidas algumas habilidades específicas para tanto?

Eu lidero pessoas há mais de 12 anos e, tive diversos líderes ao longo do meus 18 anos de estrada, o que me permite poder falar sobre este tema com conhecimento de causa. Vejamos:

Para mim o verdadeiro líder tem que carregar os dois elementos, ou seja, ele traz consigo características próprios que o tornam um "líder nato" e, precisa desenvolver algumas habilidades à fim de obter os resultados almejados pelas corporações liderando uma equipe.

Digo isto porque tive Gestores que carregavam traços importantes de um "líder", tais como empatia, senso de justiça, inspiravam lealdade, enfim  contudo não demonstravam segurança para liderar uma determinada equipe que era responsável por processos dos quais ele mesmo não detinha conhecimento, logo, não podia falar "com conhecimento de causa" fator que o prejudicava perante sua equipe que pensava "este cara não conhece a nossa realidade, não sabe do que está falando". Com isto, mesmo sendo parceiro e preocupando-se em ser um facilitador aos seus liderados ele não tinha toda credibilidade que precisava ter perante sua equipe para ser considerando um "líder completo". 

Por outro lado, também já tive oportunidade de conhecer Gestores que eram Sêniors no processo que lideravam, tendo total "visão sistêmica" do negócio, mas, por outro lado, não tinham nada dos traços que eu considero como primordiais para liderar pessoas, como respeito, capacidade de despertar o que há de melhor em seus liderados, cumplicidade, parceria, honestidade, entre outras.

Agora pensem comigo: ao estarmos preparando um colaborador para vir a ser um "líder" é possível ajudar um liderando a desenvolver habilidades como "ser respeitoso", "ser honesto", exercer poder de influência positiva sobre as pessoas? Ora pessoal, eu não acredito nesta possibilidade, pois, há características comportamentais que são intrínsecas ao indivíduo, ele só vai desenvolver estas "habilidades" se é que é certo dizer que ser respeitoso é uma habilidade se ele quiser e quando ele quiser supondo que ele reconheça isto como um "ponto a ser desenvolvido", veja que estamos falando de "caráter" e isto é algo que não se ensina!

Já o contrário acredito ser possível sim, por exemplo, o colaborador pode já conhecer muito do processo em si, ser bem visto por seus pares e clientes (internos e externos), porém ao invés de exercer poder de influência ele prefere não se posicionar, por quê isto acontece?  Eu vejo 02 motivos:

1) o colaborador tem quase todas as características para ser um "verdadeiro líder", só não tem a principal ao meu modo de ver, que é a "vontade" de liderar. Ele está errado?

NÃO.....NÃO....NÃO.....todos nós temos o direito de escolher e, escolher por não querer liderar não torna o colaborador menos importante, ou melhor, em nada o desabona!

ou 

2) o colaborador tem vontade (motivação) de ser líder, porém sente-se inseguro, receoso por ser algo novo, por ter que saber lidar com os invejosos de plantão, com a responsabilidade de gerir "pessoas", etc..

Compete ao líder nestes 02 casos: no 1º ajudá-lo a identificar quais são seus objetivos profissionais (fazer o papel do Coach) e, o que a empresa pode oferecer em contrapartida ao seu comprometimento para lhe ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para atingir tais objetivos; Quanto ao 2º este sim, vamos ajudá-lo a desenvolver ou em alguns casos a despertar nele as habilidades que faltam ou estão adormecidas para que ele possa tornar-se um líder completo.

Agora, convenhamos, vocês acreditam que uma pessoa que ocupa um cargo de liderança que não tem as características comportamentais ("respeito, honestidade, parceria,etc.) necessárias a tal cargo, terá habilidade para conduzir seus liderados ao Sucesso? Ao meu modo de ver não, isto não é possível, pois este indivíduo age como os antigos "chefes", nas palavras de Barry Woolf, do American Institute of Management & Development:

·         O chefe inspira medo, o líder aconselha.
·         O chefe diz “eu”, o líder, “nós”.
·         O chefe se preocupa com coisas, o líder, com pessoas.
·         O chefe colhe os louros, o líder os distribui.
·         O chefe enxerga o hoje, o líder contempla o amanhã

“A liderança difere do gerenciamento, sobretudo em listas de afazeres. Liderar é saber como explorar os mananciais da motivação humana e, também conhecer a base do relacionamento com os colegas“ , diz o guru Tom Peters.

Em nossa realidade de hoje, "cada funcionário é dono de seu pedaço e precisa cuidar dele da melhor forma possível. Ao lado deles está o líder, o cara que pode até ganhar mais por causa do cargo, mas que está ali para facilitar a vida de todo mundo.".

Assim, um líder: 

"•   Faz com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer.
 Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso.
 Não tem subordinados. Tem seguidores. Ele não dá ordens, mas todo mundo faz o que ele deseja.
 Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele émesmo.
 Transmite segurança, confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com que as pessoas se sintam à vontade para falar a verdade.
 Transmite senso de justiça. Ele toma decisões justas, não protege um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.
•  Dá o exemplo. Se o expediente começa às 8 horas, ele chega às 8 horas. Numa campanha de corte de custos, não promove festas nem troca de carro.
  Não precisa ser infalível. Mas precisa ter mais acertos do que erros.
  Faz com que pessoas sigam na direção da companhia. Ele faz com que essa
direção seja transparente, justa e clara.
  Sabe que não consegue fazer tudo sozinho. Mas não comanda pelo medo. As
pessoas o seguem porque acreditam na sua visão.

Pensando bem, o líder, tal como descrito acima, é um sujeito que não existe. Pelo menos não com todas essas qualidades juntas na mesma pessoa. Procure na bibliografia básica sobre líderes e liderança e você encontrará centenas de outras definições para esse cara com poderes quase sobrenaturais. O profissional que reúne todas essas características ou parte delas vale ouro no mercado de trabalho. "

E você o que pensa sobre isto? Você quer ser um "verdadeiro líder"? Como você trata seus pares, seus subordinadosO que lhe falta ? Já pensou em procurar a ajuda de um especialista no assunto como um Coaching de Liderança?

Fonte utilizada:
LIDERANÇA: TEORIAS E CONSIDERAÇÕES SOBRE A ARTE DE INFLUENCIAR PESSOAS.
Disponível em: http://zip.net/brlj3G

Sucesso!
consultoria@mundocallcenter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário