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Glossário KPI's de um Call Center

Também chamados de KPI's (Key Performance Indicators traduzindo Indicadores-chave de desempenho) são dados estatísticos gerados por diversas ferramentas (softwares e hardwares)  a partir do dia-a-dia das Operações de um Call Center em funcionamento e, são utilizados pela empresa Prestadora de Serviço para avaliar sua performance e poder tomar ações para melhoria de seus resultados (rentabilidade e faturamento) e também para prestar contas aos seus clientes (contratantes do serviço), demonstrando aos mesmos se os níveis de serviço contratados (literalmente, pois, neste caso estou me referindo ao que consta em Contrato firmado entre as partes) estão sendo atendidos/entregues por nós Call Centers.

É importante compreendermos que os resultados que geramos em Operações interferem diretamente no valor da fatura que será emitida aos Clientes para pagamento, pois, via de regra estes faturamentos são variáveis, de acordo com os resultados obtidos.

Há também multas severas para os Call Centers, previstas em muitos destes contratos, caso as métricas chaves para o negócio do cliente não sejam atingidas por nós!

Meu Glossário:

TMA: Tempo Médio de Atendimento (tempo falado) em segundos ou minutos, resultante do total de minutos falados (utilizados no atendimento) dividido pelo nº de ligações atendidas e um determinado período de tempo.           
Variáveis Envolvidas: grau de complexidade dos processos que envolvem o serviço ou produto abordado no contato; tamanho do script padrão; capacitação dos agentes; curva de aprendizado dos agentes; turn over;

TME:  Tempo Médio de Espera - média simples do tempo (normalmente em segundos) que um grupo de clientes que ligou em um determinado período aguardou para ser atendido      
Variáveis Envolvidas: Nível de Serviço contratado; forecast ajustado ao comportamento do negócio; dimensionamento ajustado ao forecast e aderência e conectação dos agentes ao dimensionamento (gestão);

TMO: Tempo Médio Operacional (tempo falado + pós atendimento indisponível) em segundos ou minutos    
Variáveis Envolvidas: grau de complexidade dos processos que envolvem o serviço ou produto abordado no contato; capacitação dos agentes; curva de aprendizado dos agentes; turn over;

Chamadas Atendidas: Quantidade de ligações completadas, que chegaram até o atendente (atendimento assistido):
Variáveis Envolvidas: tolerância de espera do cliente; forecast ajustado ao comportamento do negócio; dimensionamento ajustado ao forecast e aderência e conectação dos agentes ao dimensionamento (gestão);

Chamadas Abandonadas: Quantidade de desistências (cliente desliga a ligação antes de ser atendido).
Variáveis Envolvidas: Nível de Serviço contratado adequado ao perfil do cliente final (ao seu grau de tolerância); forecast ajustado ao comportamento do negócio; dimensionamento ajustado ao forecast e aderência e conectação dos agentes ao dimensionamento (gestão);

Chamadas Recebidas: Quantidade de ligações entrantes, cuja iniciativa de contato é do cliente final.
Variáveis Envolvidas: comportamento dos clientes do negócio (produto/serviço), ações de marketing e de produtos do Cliente;

Nível de Atendimento: % de ligações atendidas em relação às recebidas.
Variáveis Envolvidas: forecast, dimensionamento, TMO, Aderência e Conectção

Nível de Serviço (NS): % de ligações atendidas dentro de um período de tolerância pré estabelecidido pelo cliente - Ex.  100% em até 60 segundos.
Variáveis Envolvidas: forecast, dimensionamento, TMO, Aderência e Conectação;

% Retenção na URA: Volume de chamadas atendido pelo atendimento eletrônico em relação ao volume total de chamadas recebidas por um determinado canal.
Variáveis Envolvidas: estratégia do cliente;  eficácia nas opções disponíveis no menu eletrônico; menu adequado ao perfil do cliente final; quantidade de informações disponíveis  no atendimento eletrônico versus disponíveis no atendimento assistido;

Chamadas Realizadas: Volume de chamadas discadas (saintes) realizadas para o cliente ou prospect por iniciativa da Empresa.
Variáveis Envolvidas: TMA (tamanho do script, complexidade do produto/serviço oferecido); tecnologias utilizadas - tipo de discagem manual ou automática; quantidade de PA's discando; 

% de Conversão: Quantidade de vendas/cadastramentos, etc. realizadas em relação ao nº de contatos efetivos.
Variáveis Envolvidas: Qualidade do Mailing - quão ajustado ao perfil do negócio ele está; abordagens adequadas - scripts e roteiros de vendas; perfil e capacitação da equipe em técnicas de abordagem, negociação e fechamento de vendas;

% de Retenção: Quantidade de clientes cujo esforço em mantê-los na base de clientes ativos, foi bem sucedido, em relação ao nº de clientes que intencionavam cancelar um produto ou serviço.       
Variáveis Envolvidas: Flexibilidade das políticas de retenção - descontos e/ou vantagens atrativas; Qualidade da venda inicial - se a mesma foi feita de forma transparente e com consentimento do cliente; perfil e capacitação da equipe em sondar, argumentar e reter;

Valor médio de venda ou ticket médio: Soma dos valores vendidos em um determinado período dividido pelo nº ou quantidade de vendas realizadas
Variáveis Envolvidas: Tipo de produto ou serviço; aceitação do produto; perfil do cliente; preparo equipe tanto no produto quanto em técnica de vendas; gestão.

% de Sucesso no Contato (contatos efetivos): Chamadas realizadas por meio das quais foi possível abordar um prospect quanto ao produto/serviço oferecido ou que se encaixe no nicho de clientes que visam ser abordados em uma Pesquisa de Satisfação por exemplo, em relação ao nº de chamadas realizadas.        
Variáveis Envolvidas: Qualidade do Mailing - quão atualizado o mesmo é, quão ajustado ao perfil do negócio ele está (as pessoas selecionadas para abordagem têm identificação com o produto/serviço ou são potenciais clientes do mesmo?

Tempo Médio Abandono: Tempo médio de abandono - média simples do tempo (normalmente em segundos) que um grupo de clientes que ligou em um determinado período aguardou para ser atendido e desistiu de aguardar (desligou)
Variáveis Envolvidas: tolerância de espera do cliente, Nível de Serviço;

% Absenteísmo ou Abs (ver também pausas e ausências): percentual de não comparecimento e não cumprimento de escala, ou seja, escala prevista em relação ao real, expurgando as pausas produtivas.
Variáveis Envolvidas: greve nos transportes públicos, problemas pertinentes à função (Voz, LER), outros problemas de saúde, ausências validadas por CLT (como trabalho eleitoral, casamento, nascimento, etc); comprometimento do colaborador; acompanhamento (gestão).

% de Aderência: percentual de cumprimento dos horários estabelecidos para entrada, saída e para pausas.
Variáveis Envolvidas: acompanhamento (gestão), greve nos transportes públicos;

% de Conectação: percentual conectado (logado e disponível) em relação ao tempo de disponibilidade esperado do agente;
Variáveis Envolvidas: acompanhamento (gestão), greve nos transportes públicos;

% de Ocupação: percentual de tempo falado (também soma-se o tempo em pós atendimento)  em relação ao tempo conectado/logado.
Variáveis Envolvidas: forecast, dimensionamento, TMO;

Pausas Produtivas: Pausas geradas em função de processo de aperfeiçoamento operacional. Em geral elas são: feedback, treinamento e reunião.      
Variáveis Envolvidas: Processo de Monitoria da Qualidade; Coaching; treinamento em novos produtos/serviços por solicitação do cliente; reciclagens; reunião com clientes ou com gestores;

Pausas Improdutivas: Outras Pausas. São elas: lanche, descanso, banheiro, ambulatório, retorno ao cliente, atividades operacionais extra linha.
Variáveis Envolvidas: acompanhamento (gestão); complexidade do produto atendido; 

% Turn Over: percentual de rotatividade de recursos humanos em relação ao número de recursos humanos ativos em uma Operação.     
Variáveis Envolvidas: Processo de Seleção de pessoas ajustado ao perfil do produto/serviço realizado; condições de trabalho compatível com as do Mercado de Trabalho; Gestão - acompanhamento de pessoas.


Em breve veremos outras Terminologias, Tipos de Contratos Comerciais e mais!

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