Vejamos quais os serviços mais comumente prestados nos Call Centers discriminanda-os:
Atendimento Especializado
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Modalidade de Atendimento por meio
telefônico, que exige uma formação específica do grupo de atendentes ou
consultores que prestarão o atendimento, ou ainda, com preparo e perfil adequados
para atender uma demanda de maior grau de complexidade, tal como um atendimento
de 2º nível.
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SAC ou CAC
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Serviço de Atendimento ao Consumidor / Central de Atendimento a Clientes diz respeito à Central de
Atendimento por meio telefônico disponibilizada como canal de contato entre o
cliente e o fornecedor visando esclarecer dúvidas, receber sugestões,
elogios, críticas e reclamações (oportunidades). Em alguns casos, conforme
estratégia de atuação da empresa, a
mesma se utiliza deste canal para estreitar o relacionamento com seus
clientes.
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SAF
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Serviço de Atendimento ao Fornecedor - diz respeito à Central de
Atendimento por meio telefônico disponibilizada como canal de contato entre a
empresa e seus respectivos fornecedores de produtos e serviços.
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Cobrança ou Recuperação de Crédito
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Central de Atendimento a Clientes por
meio telefônico que visa recuperação de valores de clientes inadimplentes, utilizando-se de
técnicas de negociação que se adéquam às políticas e estratégias de atuação
da empresa, normalmente estes contatos são feitos via telefone por iniciativa
da empresa (outbound), contatando o cliente,
mas, o processo inverso também acontece (inbound). Estes contatos
podem ainda ser utilizados como uma Central de Relacionamento fazendo deste
serviço um canal para restabelecimento ou ainda manutenção do relacionamento
entre empresa e cliente.
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Televendas
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Central de Atendimento que realiza
venda por telefone de quaisquer produtos e serviços utilizando-se de técnicas
de vendas. Em geral este grupo de atendentes receberá chamadas de clientes
potenciais que tenham sido estimulados a entrar em contato com esta central
por meio de uma mídia ou outro meio de comunicação (panfleto, encarte via
carta, etc.).
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Telemarketing
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Central de Atendimento que utiliza o
contato via telefone como canal de divulgação de seus produtos e serviços
para seus clientes em potencial, visando a venda, para tanto, o grupo de
atendentes que realiza esta atividade abordará o maior número possível de
pessoas (de um mailing previamente segmentado) e, por meio de técnicas de
sondagem, argumentação ou quebra de objeções e fechamento, concluir vendas e
assim alavancar os resultados da empresa.
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Wellcome Call ou Boas Vindas
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Central de Atendimento por meio telefônico,
em geral outbound, que contata os novos clientes à fim de lhe dar as boas
vindas. Em geral neste contato são fornecidas informações úteis sobre o
produto ou serviço adquirido. Também utilizada como uma ferramenta de
Marketing a Central de Wellcome coloca o cliente em contato com outros
serviços que ele pode, a qualquer momento, aderir.
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Ativação
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Central de Atendimento por meio
telefônico, em geral outbound, que contata os novos clientes que aderiram a
um serviço ou adquiriram um produto e ainda não fizeram uso do mesmo. Desta
forma uma ação de ativação visa fornecer um estímulo para que o cliente faça
uso do serviço ou produto, em alguns casos vem acompanhado de um
"presente" ou "brinde". Também utilizada como uma ferramenta
de marketing, esta ação visa ainda reter este cliente, uma vez que houve um
investimento financeiro que promovesse a venda deste produto o custo
benefício de uma central como esta é extremamente vantajoso.
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Retenção
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Central de Atendimento por meio
telefônico, em geral inbound, para a qual são direcionados clientes que
desejam cancelar um serviço ou produto, visando reverter sua intenção de cancelamento.
Este grupo de agentes é altamente qualificado para sondar os reais motivos
que levaram o cliente a intencionar cancelar o serviço para poder apresentar
soluções compatíveis com suas necessidades e resgatar o cliente, retendo-o e
restabelecendo o relacionamento com o mesmo.
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Pesquisas de Mercado
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Contatos realizados por meio telefônico
a um público específico (previamente segmentado), visando avaliar
necessidades deste público, ou ainda aceitação de determinado produto em
detrimento de outro (do próprio cliente ou de seu concorrente), coletar ainda
críticas e sugestões para melhoria de um produto ou serviço. Esta é uma
poderosa e fidedigna ferramenta estatística utilizada pela área de Marketing.
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Pesquisas de Satisfação
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Este tipo de ação visa avaliar, por
meio telefônico, quão satisfeito um determinado público está em relação a um
produto ou serviço oferecido. Pode ser aplicada como uma ação específica para
medição de um serviço, por meio de Atendimento Outbound, realizada semestralmente
ou anualmente, conforme Política de Qualidade adotada pela empresa, ou ainda
podem ser aplicadas perguntas mais objetivas e em menor número caso se opte
em aplicar pesquisas de satisfação durante a prestação do serviço,
aplicando-as no momento em que o cliente nos contatar ou formos
abordá-lo com outro objetivo
principal, realizando assim uma pesquisa de oportunidade.
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Cross Selling ou Venda Cruzada
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Esta é uma modalidade de venda por
telefone, que pode ser tanto Outbound quanto Inbound, que utiliza como
estratégia realizar "vendas cruzadas", abordando clientes de um
determinado serviço ou produto ou até mesmo uma base de clientes de um
Parceiro de Negócios para oferecer outro produto ou serviço que se adéqüe ao
perfil do cliente a ser abordado ou que represente uma grande oportunidade de
venda em função da credibilidade do parceiro.
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Up Selling
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Esta é uma modalidade de venda por
telefone, que pode ser tanto Outbound quanto Inbound, que utiliza como
estratégia de venda oferecer um up grade de um determinado serviço ou produto que o cliente já faça uso,
aumentando assim seu faturamento.
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Help Desk
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Estas são centrais de atendimento,
normalmente receptivas, que prestam auxílio por telefone instruindo clientes
quanto aos métodos de instalação, de uso, ou de manutenção de um produto ou
serviço. Para este tipo de atendimento os atendentes envolvidos recebem Treinamento teórico e prático desenvolvendo
assim plenas condições de sanar quaisquer tipos de dúvidas que o cliente
possa vir a ter.
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Central de Relacionamento
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Central Telefônica de Atendimento a
Clientes que, pode ser ativa e/ou receptiva, objetivando estreitar o
relacionamento com clientes/fidelizá-los. No caso de empresas que por
estratégia adotam uma política pró-ativo em relação às necessidades de seus
clientes (com base nos dados do CRM)
este é o melhor modelo de Central de Atendimento a ser adotado, pois
com ela, esta Empresa demonstra aos seus clientes ser mais do que um
fornecedor de produtos e serviços, demonstra parceria e preocupação em ser
uma facilitadora para o negócio de
seus clientes, agregando valor ao produto ou serviço oferecidos; Pode ser
utilizada ainda para reativar ou reter clientes, ouvindo-os, capturando sugestões,
críticas, etc. e utilizando-as para reverter parcerias inativas ou que
estejam prestes a se encerrar.
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Suporte On Line
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Este é um dos nomes dados à centrais de
atendimento telefônico receptivo que prestam suporte ao Atendimento Pessoal
(frente de loja, balcão de atendimento ao consumidor, balcão de recebimento
de faturas, etc.). O grupo de atendentes do Suporte On Line possui características
diferenciadas, são pessoas com senso crítico mais apurado e com maior grau de
iniciativa e de responsabilidade. Recebem treinamento técnico operacional em
todas as políticas da Empresa e nos Sistemas que se fizer necessário para
estarem capacitados a prestar auxílio on line ao Atendimento Pessoal,
assegurando que ocorra padronização na
aplicação das políticas desta empresa.
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Atendimento via E-mail
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Serviço realizado utilizando-se da Internet como
meio de comunicação. A empresa
disponibiliza e divulga para seus clientes uma conta de e-mail para um fim
específico ou para quaisquer tipos de contato. Seus clientes se utilizarão
desta via para registrar pedidos, pedir informações, dar sugestões, etc. A
resposta a este cliente, por sua vez, também é feita por e-mail, para o
endereço de e-mail de onde se derivou a mensagem ou para qualquer endereço
que o cliente indique como e-mail de resposta.
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Atendimento Chat (on line)
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Serviço realizado utilizando-se da
Internet como meio de comunicação. A
empresa disponibiliza um endereço eletrônico, uma home page sobre seus
produtos e serviços, muitas vezes
realiza inclusive vendas pela internet (e-commerce) e como facilitador
disponibiliza atendentes on-line via chat (modalidade de bate-papo
eletrônico) para que no momento da consulta ao site seus clientes ou
potencias clientes possam sanar de imediato suas dúvidas, esclarecer ou
acessar informações, concretizar compras, etc..
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Chargeback
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Trata-se de uma atividade de BackOffice
de Intercâmbio entre as Administradoras de Cartões de crédito e as Bandeiras,
que ocorre quando existe uma demanda por parte do consumidor apontando divergências entre despesas
processadas em seu cartão e as que ele efetivamente reconhece como suas ou
tenha realizado.
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Fullfilment
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Trata-se de uma atividade de BackOffice
que envolve manuseio de documentos, tais como envio e recebimento de cartas, portfólios,
etc..
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Reclame Aqui
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Trata-se de uma atividade de BackOffice
que envolve tratamento de reclamações registradas gratuitamente por clientes
e consumidores via Internet, em um site denominado "Reclame Aqui"
que possibilita tanto o registro da reclamação quanto o direito à resposta da
empresa ou profissional "acionado".
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Atendimento ao Procon
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Trata-se de uma atividade que pode
tanto ser apenas de BackOffice quanto também de atendimento inbound.
Envolvendo tratativa de reclamações registradas contra uma Empresa no Procon
(Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
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BackOffice São todas as atividades de retaguarda, que não
são
realizadas na linha de frente com o
cliente.
Dúvidas ou sugestões? Escreva-me: aldreyvendramini@gmail.com
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