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Quem são os clientes de um Call Center (outsourcing)?


Para delimitarmos o tema deste artigo não vamos tratar hoje dos clientes internos (entre áreas), vamos entender apenas quem são nossos clientes externos.

Nós que somos Atendentes, Supervisores, Monitores da Qualidade, Instrutores de Treinamento, Coordenadores, Gestores e Gerentes para quem prestamos serviço?

Inicialmente vamos entender alguns conceitos tomando por base o Código de Defesa do Consumidor (CDC) – Lei 8078/90.

No Artigo de ontem utilizamos uma escola de marketing para definição do conceito “cliente”, hoje, vamos ver como  o CDC defini Consumidor:

Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
 Logo, considerando o Art.2º podemos entender que nossos clientes são, para a lei, Consumidores.

E os Call Center o que são?

Neste nosso negócio, estamos fornecendo serviços, logo somos fornecedores. Conforme CDC:

 “Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
       § 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
       §2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.”

Nós como membros colaboradores de um Call Center Terceirizado (Outsoursing) atendemos clientes por telefone, via chat, via e-mail, etc., mas, se o Call Center não vendeu nada diretamente para estas pessoas, então, porque elas são nossos clientes?

Vejamos, se quem contrata (compra) e paga pelos nossos serviços (do Call Center) são as empresas que precisam disponibilizar aos seus clientes diretos (seus consumidores), canais de comunicação para atender, vender, dar suporte, cobrar, etc  seja esta empresa fornecedora de produtos ou serviços, então, nossos clientes são as “empresas” que, são representadas por pessoas físicas que ocupam cargos com nomes mais diversos e estão sempre muito próximas de nós no dia-a-dia das Centrais, para quem nós prestamos conta de todos os KPI’s (Key Performance Indicators traduzindo Indicadores-chave de desempenho) que são os termômetros para entrega dos  SLA’s (service level agreements – traduzindo acordo de nível de serviço), pessoas que em alguns casos ficam fisicamente dentro da Operação no Call Center, monitoram os agentes, em operações grandes geram o Forecast de ligações (que posteriormente será revisto pela área de Planejamento), desenvolvem as campanhas motivacionais para alavancar vendas, etc. 

Ah, sim, então as empresas que contratam o Call Center que são nossos clientes, mas, e aqueles que atendemos no telefone, via chat, etc. , eles também são clientes, só que eles são clientes dos nossos clientes, ups, isto quer dizer que nossa responsabilidade é dobrada, pois, além de termos o compromisso de atendermos muito bem nosso cliente direto, fruto de uma relação chamada de B2B - Business to Business (transações entre empresas), nós temos o compromisso de atender tão bem os clientes de nossos clientes como eles seriam atendidos se estivessem falando diretamente com a empresa que lhe vendeu o produto ou serviço, aliás, o cliente que está do outro lado da linha ele realmente precisa sentir que está sendo atendido pelo seu fornecedor, por isto a importância de incorporarmos os valores, políticas e estratégias de nossos clientes, para que possamos transmitir estes valores aos falarmos com os clientes de nossos clientes,.

Parece que ainda assim, após toda esta explicação, ficamos com uma pulga atrás da orelha, pois, todo o trabalho feito nas centrais de atendimento para se atingir níveis satisfatórios de Qualidade é para prestar o que efetivamente é o nosso serviço, que é atender, por multicanais os clientes de nossos clientes, então, EU particularmente assumo como verdade para mim que eles, os clientes de nossos clientes, também são nossos clientes!

E você, o que pensa sobre isto? Escreva-me com a sua opinião: aldreyvendramini@gmail.com.

O próximo tema que abordaremos será: O que é Outsourcing?

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