Mais Lidos

Por quê ser atendente?

Bem, o que motiva uma pessoa a ser Atendente ou como são chamados em alguns lugares, consultores, operadores, agentes de atendimento, enfim?

Bom, vou tomar a mim mesma como exemplo. Ingressei, aos 18 anos em uma renomada Adminstradora de Cartões de Crédito como Atendente porque estava em busca do primeiro emprego com registro em carteira.
Como isto já faz mais de 16 anos e muita água já rolou, vamos ampliar o leque, ser atendente é uma boa oportunidade porque: oferece uma carga de trabalho reduzida (jornada de 06 horas ou 06:20h), bom para os estudantes, para as mães e para quem quer conciliar 02 empregos; não requer experiência, bom para quem está ingressando no mercado de trabalho, para quem quer mudar de ramo, para quem não tem formação específica e para quem ficou algum tempo fora do mercado de trabalho.

Bem, se analisarmos as situações mencionadas ácima poderemos inferir que em em pelo menos uma delas a pessoa ingressa em uma empresa como atendente como um meio de auxiliar na manutenção mínima de suas despesas como estudante até concluir sua Faculdade ou conseguir ingressar na em seu ramo de atuação (seja por um Estágio ou ao término de seu curso). Em outras a pessoa está em busca de um meio de ingressar/reingressar no mercado de trabalho ou em busca de uma nova atividade e, tendo em vista que exercer esta atividade não requer experiência, a própria pessoa não sabe se vai se identificar com tal função, e, muitas vezes não se identifica.

E quanto às perspectivas de futuro? A maioria das pessoas não veêm o "ser atendente" como um fim, ou seja, objetivando aprender, crescer, galgar degraus, quem sabe vir a ser Supervisor... e, sim como apenas um meio de sobrevivência, até porque, como é sabido, as faixas salariais são muito baixas, tanto que muitas vezes é difícil encontrar pessoas, que tenham aprendido a usar a língua portuguesa corretamente que se submetam aos salarios praticados neste nosso negócio, mas, vamos tratar deste assunto em outro momento.

Bem, voltando às perspectivas, estou falando agora para quem é ou pensa em ser atendente: eu ouvi muitas vezes, "ih! nós somos só números", "eu sou apenas mais um", "é muito difícil vir a ser Supervisor", mas, eu não acreditei em nada disso, eu acreditei em mim e, resultado me tornei Supervisora, na mesma empresa  que mencionei acima, na qual pemaneci por quase 10 (dez) anos, foram 03 anos como atendente + 03 anos como analista de back office e, depois então eu estava pronta..passei por um processo seletivo interno e fui promovida para Supervisão, só, que naquele tempo as probabilidades eram menores do que hoje, pois, o negócio de Call Center está crescendo de vento em popa e, além disso, também acredito que logo, num futuro muito breve, só teremos empresas que respeitarão seus clientes (sejam eles consumidores de produtos ou serviços, probres ou ricos) e, consequentemente não deixarão o cliente na fila de espera de um SAC por 20 (vinte minutos) como fiquei um dia destes. O que esta evolução significará para os atendentes? Significará que existirão ainda mais posições para esta função e consequentemente mais posições também de liderença (Supervisão, Coordenação, Monitores da Qualidade, Instrutores de Treinamento...).

Moral da história, uma vez atendente dê o seu melhor, você nunca sabe quando uma oportunidade baterá na sua porta, agora, se você quiser ser apenas mais um na multidão, então...


O próximo tema a ser abordado será "O cliente sempre tem razão?"

4 comentários:

  1. Recomendo o blog e esta excelente profissional.Estavamos precisando de um espaço onde este assunto fosse tratado de forma séria e inteligente!Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amigo! Querendo compartilhar informações sobre o assunto estarei à disposição para publicar aqui! Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Aldrey. Gostei muito do seu blog.Hoje trabalho com uma equipe com média de 18 anos de idade. Resultado, uma geração totalmente nova e com uma visão totalmente diferente do que é trabalhar.A formação é totalmente outra , tanto moral quanto cultural. Ai está uma sugestão de assunto para discussão.
    Abraço e sucesso!





    ResponderExcluir
  4. Olá Aldrey. Gostaria de agradecer pelo texto. Formal, claro e objetivo. Me identifiquei muito com ele, logo me encaixando nos perfis descritos por você. Tenho 18 anos anos, sou estudante e atendente de uma determinada instituição de ensino. Gostei preferencialmente do último parágrafo, onde me senti mais motivado para o cargo, farei o melhor.
    Um abraço!

    ResponderExcluir